Dicionário da Previdência 

A Brasilprev traduziu os termos mais comuns e frequentes, para você não ter dúvidas na hora de escolher o melhor plano de previdência para você e sua empresa. E também está à disposição, por meio da Central de Relacionamento, para eventuais dúvidas sobre os termos relacionados a previdência.



A

Ação Ordinária


Ação que confere ao seu titular os direitos de voto nas instâncias decisórias da sociedade, além do direito de participar dos resultados da companhia. A cada ação ordinária corresponde um voto nas deliberações da Assembleia Geral.

Ação Preferencial


Classe de ações que confere aos seus detentores determinadas vantagens de natureza financeira ou política em troca de restrições parciais ou totais no exercício do poder de voto. As vantagens podem incluir prioridades na distribuição de dividendo e/ou reembolso de capital, dividendos 10% superiores aos das ações ordinárias, dentre outros. O estatuto deve definir as situações nas quais as ações preferenciais têm direito de voto.

Acionista Majoritário


Pessoa física ou jurídica, ou grupo de pessoas vinculadas por acordo de voto, ou sob controle comum, que: a) seja titular de direitos de sócio que lhe assegurem a maioria dos votos nas deliberações da Assembleia Geral e o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia; b) use efetivamente seu poder para dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da companhia.

Acionista Minoritário


Proprietário de ações cujo total não lhe permite participar do controle da companhia.

Alíquota de Imposto de Renda


É o percentual utilizado para calcular o valor de imposto que será recolhido pelo governo, sobre uma determinada renda ou resgate Este percentual é definido de acordo com a tributação escolhida pelo próprio titular do plano, na proposta de contratação.

Saiba mais sobre os tipos de tributação utilizados na previdência clicando aqui.

12...