Próxima página Página anterior

Minha esposa e eu somos servidores públicos, trabalhamos muito, mas primamos por cuidar da nossa vida pessoal, pois é ela que nos traz a qualidade de vida que precisamos para viver bem. Assim, os planos para os nossos pequenos são o caminho para que não tenhamos preocupações no presente e possamos oferecer um futuro diferenciado para eles.

Roberto (45 anos) e Joelma da Silva (46 anos), pais do Henrique (13 anos) e do Rodrigo (02 anos). A família é cliente da Brasilprev há mais de 10 anos.


De Executivo para Executivo: a ação, iniciada em 2017, coloca executivos de empresas inovadoras em contato direto com os executivos da Brasilprev.

Formação de Cultura Previdenciária Antigo FS16

A Brasilprev entende que promover a conscientização da sociedade a respeito da importância de acumular recursos financeiros para o longo prazo é essencial para uma vida econômica estável e a realização dos projetos de vida. Por isso, a geração de conhecimento sobre educação financeira e previdenciária é uma das prioridades da companhia.

ABC da Previdência

A formação de cultura previdenciária é um dos focos da estratégia de sustentabilidade da Brasilprev, direcionada por meio do ABC da Previdência, conceito que engloba todas as iniciativas da companhia em relação a esse tema. Fundamentado em três pilares educacionais: informar, formar e aculturar, o ABC da Previdência visa desenvolver ações contínuas e duradouras com foco nas diferentes fases do ciclo de vida previdenciário – acumulação, proteção e desacumulação.

As iniciativas têm como objetivo alcançar os diversos stakeholders da Brasilprev e buscam utilizar linguagem e canais adequados a cada um dos seus públicos para tornar o conteúdo acessível a todos. Entre as ações desenvolvidas pela companhia, estão:

Ações para a Sociedade GRI 103-2 | 103-3

Projeto de Vida na Ponta do Lápis: desenvolvido desde 2010 em parceria com a Trevisan Escola de Negócios e a Principal, consiste na realização de palestras gratuitas sobre educação financeira em escolas públicas e privadas, associações de bairros e outras entidades da capital e do ABC Paulista. O conteúdo aborda a importância do planejamento financeiro e da poupança de recursos para o longo prazo e é apresentado por universitários que passam por treinamentos para tornarem-se multiplicadores do tema. A iniciativa é reconhecida com o Selo ENEF por estar alinhada à Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Após as palestras, é realizada uma pesquisa com todos os participantes, de forma anônima, para avaliar o índice de satisfação geral, que no ano passado foi de 90,3%, com destaque para dois indicadores importantes: “Sinto que após a palestra conseguirei me planejar melhor financeiramente” e “Estou muito motivado a mudar minhas atitudes em relação ao dinheiro”, com resultados de 88,2% e 89%, respectivamente. Desde o início do projeto até o fim de 2017, foram promovidas 1,7 mil palestras.GRI 413-1

Redes sociais: alinhada à tendência de utilização cada vez maior dos meios on-line, a Brasilprev utiliza as redes sociais para divulgação de conteúdos focados em educação financeira e previdenciária, dicas sobre previdência, incentivo ao planejamento de projetos de vida, entre outros.

Na fanpage no Facebook, a companhia conta com cerca de 110 mil fãs e divulgou ao longo do ano 56 posts focados em educação financeira. As mensagens alcançaram mais de 4,4 milhões de usuários por mês, com engajamento de 36 mil deles.

Já no Instagram, mais de quatro mil seguidores tiveram acesso a 229 posts específicos sobre o tema, registrando um alcance de 501 mil usuários por mês e engajamento de 271 mil pessoas.

Os vídeos do canal da empresa somaram mais de três milhões de visualizações, com destaque para a campanha de mídia “O Amanhã”. Lançado em setembro, o filme convida o público a refletir sobre seu futuro e mostra a importância de se planejar para realizar projetos de vida.

Site ABC da Previdência (antiga Cartilha Previdência Sem Mistério): com linguagem didática, apresenta o conceito e o funcionamento de planos de previdência, as opções de investimentos disponíveis, os aspectos a serem considerados na contratação, entre outros.

Dicionário da Previdência: reafirmando a preocupação em disseminar conceitos ligados à previdência privada de forma simples e fácil de entender, o Dicionário da Previdência apresenta o significado dos principais termos do produto e está disponível no site da Brasilprev.

Cátedra Brasilprev: em 2017, a Brasilprev manteve sua parceria com a academia por meio do patrocínio à Cátedra Brasilprev em Previdência Privada do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Coppead. O objetivo é fomentar a produção de conteúdo acadêmico relevante para o mercado previdenciário brasileiro a fim de investigar, refletir e compreender as tendências, os cenários e as transformações no setor.

Semana ENEF: a companhia participou da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira e Previdenciária, evento organizado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para disseminar a ENEF. No período, a Brasilprev promoveu seis ações direcionadas aos colaboradores (entre palestras, jogos e workshops), duas palestras em instituições sociais, duas apresentações ao vivo no Facebook abertas a toda a sociedade, além de disponibilizar quatro vídeos no Youtube. Por meio dessas iniciativas, mais de 71 mil pessoas foram alcançadas.

Ações para os Colaboradores

E-learning de Educação Financeira: disponível no Núcleo de Desenvolvimento – plataforma interna de treinamentos –, o curso apresenta noções básicas de educação financeira, além de dicas para controle do orçamento pessoal e familiar.

Game Invest: o treinamento, com uma dinâmica de jogo, aborda temas do mercado financeiro como volatilidade, tipos de investimento, ativos, necessidade de disciplina na tomada de decisão, entre outros assuntos. É direcionado para os colaboradores que atuam diretamente com os clientes, preparando-os para sanar dúvidas e prestar esclarecimentos dessa natureza.

Workshop Melhores Escolhas: realizado periodicamente com os colaboradores e clientes corporativos, busca preparar os participantes para as mudanças nas finanças que ocorrem após o período laboral (saiba mais em Colaboradores).

Ações para os Clientes

Palestras: perspectivas econômicas e planejamento sucessório e tributário foram alguns dos temas abordados pela companhia em palestras, com foco nos clientes e nos gerentes da rede do Banco do Brasil (BB), principal força de vendas da companhia. Foram 27 palestras com participação de 2.700 pessoas.

Também para disseminar as informações sobre o lançamento dos novos fundos e a modernização de portfólio, a Brasilprev promoveu 14 eventos em diversas regiões do País que envolveram mais de 1.600 pessoas (entre clientes e força de vendas).

Consultoria: reforçando o atendimento consultivo que busca oferecer aos seus clientes, a companhia promoveu mais de 1.100 encontros chamados de "Cafés Consultivos", que reuniram 23 mil pessoas – entre gerentes e clientes – para a troca de conhecimento sobre previdência, planejamento financeiro e previdenciário, prestação de consultoria e fechamento de novos planos/aportes.

Outra iniciativa para aprimorar o relacionamento com a rede do BB – principal canal de distribuição dos produtos da Brasilprev – foi a Jornada da Seguridade. O evento tratou de seguros, previdência e capitalização e reuniu 90 assessores das superintendências do BB de todo o País. A segunda edição, com transmissão on-line pela TV Brasilprev para todo o Brasil, alcançou 4.800 gerentes do Banco do Brasil.