Próxima página Página anterior

Fiz meu plano Brasilprev, pois imagino ter uma aposentadoria bem movimentada e, para isso, preciso ter tranquilidade financeira. Hoje, me dedico às minhas duas filhas, que me enchem de orgulho e alegria todos os dias e, paralelamente, procuro cuidar da minha vida física e das minhas finanças.

Larissa Louzada (42 anos) é dentista e cliente da
Brasilprev há mais de 10 anos.


25 metadesigners: colaboradores de diversas áreas foram capacitados como agentes com o papel de redesenhar métodos e procedimentos e de disseminar as metodologias de inovação.

Sobre a Brasilprev

Perfil da Empresa

Com 24 anos de atuação e sede em São Paulo, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A. é especialista e líder do mercado de previdência complementar aberta. Sociedade anônima de capital fechado, tem como acionistas a PFG do Brasil Ltda., pertencente à Principal, e a BB Seguros Participações S.A., subsidiária integral da BB Seguridade.GRI 102-1 | 102-3 | 102-5

A empresa atua em todo o território nacional e conta com as 4,7 mil agências do Banco do Brasil (BB) como principal canal de distribuição dos seus produtos. Os planos de previdência privada são comercializados para pessoas físicas e jurídicas, nas modalidades Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), com carteira composta por mais de 1,98 milhão de clientes, dos quais 13% integram planos empresariais e 87% planos individuais – destes, 30% no segmento de crianças e adolescentes.GRI 102-2 | 102-4 | 102-6

Quanto aos resultados, a companhia terminou o período com R$ 236,4 bilhões em ativos sob gestão, valor correspondente a 30,5% de toda a indústria. Em relação à arrecadação total e à captação líquida, a empresa registrou 34,1% e 33,6% de market share, respectivamente. O lucro líquido ajustado no período foi de R$ 1,1 bilhão, evolução de 8,1% em comparação ao exercício de 2016.

No fechamento de dezembro de 2017, a Brasilprev contava com 595 colaboradores efetivos, seis diretores estatutários, quatro aprendizes, 18 estagiários e 23 jovens cidadãos. Desse quadro, 133 consultores especializados dão suporte às agências do BB, principal canal de distribuição dos produtos da companhia. Há dois anos consecutivos, a Brasilprev é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo a edição especial da revista Você S/A, As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, do Grupo Abril. Além disso, a companhia é reconhecida por outras publicações pela gestão, pelo protagonismo, pelo desempenho e pela inovação (saiba mais em Prêmios e Reconhecimentos).

Perfil dos Acionistas

Banco do Brasil | BB Seguridade: com mais de 200 anos de atuação, o Banco do Brasil é uma das maiores instituições financeiras da América Latina. Está presente em 99,8% dos municípios do País por meio de 4,7 mil agências, dois mil postos de atendimento, oito mil unidades de atendimento eletrônico e 36,9 terminais de autoatendimento (TAA), além de manter ampla plataforma digital, que representa 73,4% das transações.

Em 2017, contabilizou mais de 66,0 milhões de clientes, dos quais 36,4 milhões detentores de contas-correntes e 37,8 milhões de contas-poupança, atendidos por 101,2 mil colaboradores. Também somava 29 unidades próprias em 20 países e mantinha acordos com 884 instituições financeiras e presença em 106 países.

Desde dezembro de 2012, conta com a subsidiária BB Seguridade, empresa de participações (holding) que atua em negócios de seguridade. Suas participações societárias atualmente estão organizadas em dois segmentos: (i) negócios de risco e acumulação: coligadas constituídas sob a forma de joint ventures ou sociedades com parceiros privados e que operam produtos de seguros, previdência aberta, capitalização, resseguros e planos de assistência odontológica; e (ii) negócios de distribuição: subsidiária integral que comercializa seguros, previdência aberta, títulos de capitalização e planos privados de assistência odontológica.

Com o apoio da rede de distribuição do BB e com a intermediação de uma corretora própria, a BB Seguridade ocupa hoje posição de destaque no mercado em todos os segmentos em que está presente. Em 2017, registrou lucro líquido ajustado de R$ 3,9 bilhões em 2017, com variação de 4,8% abaixo do resultado de 2016.

Principal: com 138 anos de história, a Principal foi criada em Des Moines, capital do Estado de Iowa (EUA), e é líder global em gestão de investimentos financeiros com US$ 655,5 bilhões em recursos sob sua administração. A companhia se posiciona como uma instituição que auxilia pessoas e empresas a construir, proteger e promover seu bem-estar financeiro, oferecendo ideias inovadoras, capacidade de investimento e soluções diferenciadas. Sua estrutura inclui escritórios em 19 países na Ásia, Austrália, Europa, América Latina e América do Norte e mais de 24 mil colaboradores, dos quais dez mil nos Estados Unidos e 14 mil nas demais áreas.

Listada na Bolsa de Nova Iorque, é uma das maiores companhias financeiras dos Estados Unidos e tem o seu negócio voltado a planos de previdência, gestão de recursos e seguros de saúde e de vida a pessoas físicas, jurídicas e instituições. A Principal participa do capital social da Brasilprev desde 1999 e é muito bem avaliada por agências de classificação de risco: A+ (superior) pela A.M. Best Company; AA- (very strong) pela Fitch; A1 (good) pela Moody’s; e A+ (strong), pela Standard & Poor’s.


Composição Acionária da Brasilprev
em 31 de dezembro de 2017 (%)

Posicionada entre as 500 maiores empresas dos Estados Unidos, pela Fortune 500, e entre as maiores e mais poderosas do mundo, pela Forbes Global 2000, destaca-se na oferta de investimentos em aposentaria e seguros. Membro da Standard & Poor’s (S&P) 500®, desde julho de 2002, tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque sob o símbolo PFG.

Identidade Corporativa GRI 102-16

Missão

Proporcionar aos clientes soluções de segurança financeira e serviços de alta qualidade para viabilizar projetos de vida.

Visão

Ser líder e referência em previdência privada no Brasil, admirada pela contribuição ao desenvolvimento sustentável das pessoas e do País.

Valores

Os valores que compõem a cultura da Brasilprev estão divididos em dois grupos que orientam os colaboradores na viabilização da missão e visão da companhia.


Nossos Compromissos

São as obrigações e promessas que a empresa assume com seus públicos estratégicos.

  • Integridade
  • Qualidade
  • Desenvolvimento
  • Resultados sustentáveis
  • Dedicação ao cliente

Nosso Jeito de Ser

São atitudes e comportamentos que marcam a personalidade dos colaboradores que atuam na companhia.

  • Comprometidos
  • Parceiros
  • Empreendedores
  • Positivos
  • Inovadores

Sustentabilidade

O compromisso com a perenidade do negócio e o cumprimento do dever fiduciário evidenciam o valor da sustentabilidade para a Brasilprev. O tema está intrínseco ao seu modelo de atuação e formalizado em sua visão corporativa: “ser líder e referência em previdência complementar no Brasil, admirada pela contribuição ao desenvolvimento sustentável das pessoas e do País”.

Com base nessa diretriz e alinhada ao contexto do seu negócio, a companhia adota o seguinte significado de sustentabilidade: “atuar na formação de cultura previdenciária e fomentar a criação de um círculo virtuoso de desenvolvimento econômico, ambiental e social, por meio da gestão responsável dos negócios e dos investimentos realizados pela companhia”. Suas prioridades, nesse sentido – formação de cultura previdenciária, investimentos responsáveis e gestão responsável –, estão formalizadas na Carta de Diretrizes e na Política de Sustentabilidade, documentos aprovados pelo Conselho de Administração, e subsidiam a tomada de decisões.

O desenvolvimento desses temas ao longo de 2017 ocorreu por meio de diversas iniciativas, com destaque para a continuidade das ações de educação financeira e previdenciária, incluindo a participação na 4ª Semana ENEF, que alcançou mais de 71 mil pessoas; a formalização de diretrizes internas sobre investimentos responsáveis na Política de Investimentos da companhia; e a mobilização dos colaboradores para implementação de pontos de melhoria mapeados em diversos assuntos, como gestão de fornecedores, estratégia, gestão de pessoas e meio ambiente. A Comissão de Sustentabilidade foi a responsável por direcionar e validar o trabalho, bem como reportar essa evolução para a Diretoria e para o Conselho de Administração.

Inovação

O ano de 2017 foi um marco para o tema inovação na Brasilprev. Embora ele já estivesse no Mapa Estratégico da companhia e fosse uma prática reconhecida pelo mercado, foi neste exercício que a empresa implantou um programa estruturado em quatro pilares (Programa Brasilprev de Inovação) e formalizou a sua estratégia para o assunto: “gerar capacidades para desenvolver a inovação com foco em proporcionar a melhor experiência para os clientes e maximizar a eficiência operacional”.

Ao longo do ano, foram realizadas ações alinhadas a cada um dos pilares: Capacidades, Novos Negócios, Digital e Sustentabilidade. Para fomentar as Capacidades, que são as habilidades necessárias para o desenvolvimento desse norteador estratégico como uma competência corporativa, foram implementadas iniciativas como a adoção de métodos ágeis nos projetos corporativos (Scrum) e a utilização da metodologia Design Sprint. Ao todo, foram realizadas cinco sessões com foco em produtos, soluções digitais, forma de comunicação, experiência dos clientes e avaliação de desempenho dos colaboradores. Para facilitar esses novos processos, a companhia criou um ambiente interativo chamado Espaço Inovar, que conta com leiaute, decoração e ferramentas que valorizam a criatividade de forma estruturada.

Ainda nesse pilar, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar do Innovation Day: toda última sexta-feira do mês, apresentações de cases de startups, aceleradoras e empresas inovadoras inspiraram os participantes do evento. Ao todo foram oito eventos, com 15 empresas palestrantes e 607 participações. Em paralelo, 25 colaboradores de diversas áreas foram capacitados como metadesigners, que são agentes com o papel de redesenhar métodos e procedimentos e de disseminar as metodologias de inovação. Para diretores e superintendentes, foi promovida a iniciativa de Executivo para Executivo, que propiciou o diálogo desse público com representantes de empresas reconhecidas no mercado pela contribuição à inovação.

Na frente de Novos Negócios, que visa incentivar o relacionamento com startups, aceleradoras e incubadoras, o destaque do ano foi a ação Breaking the Walls. Trata-se de uma iniciativa de prospecção de startups para atuarem como fornecedoras de serviços para a Brasilprev. Em 2017, foram avaliadas soluções voltadas às áreas de Gestão de Pessoas, Jurídica, Compras, Marketing, Processos, Financeira e de Projetos.

O grupo de atividades ligadas ao Digital trabalhou para desenvolver uma proposta de valor e um modelo de negócios voltados para uma atuação cada vez mais digital aos clientes da Brasilprev. Os lançamentos no período foram o novo APP Brasilprev, o BOT SIL e o simulador para manutenção de planos, iniciativas com o papel de ampliar a experiência do cliente em ambiente on-line (saiba mais em Clientes).

Em relação ao pilar de Sustentabilidade, com foco no valor que as inovações podem gerar para os diversos públicos, a grande entrega foi o projeto Área 21. Realizado em parceria com o Instituto Tellus, prevê a construção de um laboratório de criatividade, que será inaugurado em 2018, como modo de fomentar a cultura de inovação entre jovens que vivem em situação de vulnerabilidade (saiba mais em Sociedade).

O histórico em relação à inovação, bem como o foco dado ao tema em 2017, fizeram com que a Brasilprev fosse premiada como uma das 20 empresas mais inovadoras do País, segundo a Best Innovator, iniciativa da consultoria A.T. Kearney em parceria com a Escola de Engenharia de Produção da USP e a Superbid.

Produtos GRI 102-2 | 103-2 | 103-3

Alinhada à sua missão, a Brasilprev entende que o produto de previdência privada tem como objetivo complementar a aposentadoria no futuro, mas também viabilizar outros projetos de vida, como a abertura de um negócio, uma grande viagem, o subsídio de um ano sabático, a faculdade dos filhos, entre outros.

Com esse posicionamento, a empresa comercializa planos de previdência em duas modalidades – PGBL e VGBL. Com vistas à democratização dos planos de previdência privada, a contribuição mensal mínima é de R$ 25,00, menor valor do mercado.

Para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, a companhia realiza pesquisas e conta com um banco de dados que contempla preferências, características e demandas dos clientes. Fruto disso, em 2017 a empresa lançou novas estratégias de fundos de investimentos com conceitos sofisticados e mais flexíveis para a diversificação de ativos. Essa inovação foi possível em razão da Resolução nº 4.444 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que estabeleceu novas regras de investimentos das reservas, das provisões e dos fundos (saiba mais em Família de Fundos).

Para que as pessoas contratem o melhor produto de acordo com o seu perfil e a sua necessidade, a Brasilprev investe em venda consultiva. Essa prática é trabalhada no seu principal canal de distribuição, as agências do Banco do Brasil. O processo de venda ocorre com a realização de algumas perguntas-chave ao cliente, o que auxilia os gerentes a oferecerem o plano mais adequado ao contratante de acordo com o seu perfil e a sua necessidade. Em 2017, 4.276 gerentes do BB foram envolvidos em 309 treinamentos presenciais, além de 141 cursos remotos. A equipe conta com o suporte de 133 consultores da Brasilprev alocados em várias cidades. Toda a extensão geográfica da rede de agências é também atendida a partir de um núcleo consultivo na sede da companhia. O atendimento é feito via telefone, áudio e/ou por videoconferências interativas.

Confira a seguir os produtos colocados à disposição dos clientes.GRI FS6

Brasilprev Individual: nas modalidades PGBL e VGBL, destina-se a pessoas entre 14 e 69 anos, com valor mínimo de aporte mensal de R$ 60,00 (VGBL) e R$ 100,00 (PGBL). Já o Brasilprev Personalizado tem aporte mínimo de R$ 200,00 e pode ser contratado por clientes de 14 a 99 anos. Há outras duas alternativas para clientes do Banco do Brasil, de acordo com o nível de relacionamento: Brasilprev Estilo ou Brasilprev Private.

Brasilprev Júnior: destinado a crianças e adolescentes, foi lançado de maneira pioneira pela Brasilprev em 1997, e abriu um novo segmento no mercado de previdência. A solução é uma ferramenta eficaz para apoiar as famílias (pais ou responsáveis) na formação de reserva para custear projetos de filhos, sobrinhos e netos – principalmente relacionados à educação. O produto conta com o menor valor de contribuição do mercado, R$ 25,00, o que facilita o acesso ao plano.GRI FS7

Micro e pequenas empresas e convênios: destinado a micro e pequenas empresas, o produto para este segmento oferece vários benefícios, com destaque para a vantagem progressiva, que possibilita a cobrança de taxas menores à medida que as reservas aumentam, tanto individual como coletivamente. Além disso, permite o faturamento individualizado, que desonera a área de Recursos Humanos das empresas.

Empresarial: voltado a instituições de médio e grande portes, os planos empresariais de previdência privada representam um benefício diferenciado e eficiente. Entre as vantagens estão a satisfação, o engajamento e a produtividade de colaboradores, motivados pela disseminação da cultura previdenciária; as percepções internas e externas em relação à imagem de uma empresa que se preocupa com o futuro dos colaboradores; a geração de valor remunerado que o plano proporciona; além de ser uma ferramenta de atração e retenção de talentos. Para esse segmento, a Brasilprev tem uma atuação especializada e uma equipe de consultores que auxilia desde a modelagem do plano, por meio de uma plataforma de venda on-line, até a sua gestão. A companhia oferece soluções para diferentes perfis, com produtos instituídos e averbados (com e sem contribuição por parte da organização contratante, respectivamente). Todo o processo de administração do benefício é absorvido pela equipe Brasilprev e desonera a área de Recursos Humanos das empresas clientes. Os participantes do plano também contam com atendimento personalizado por meio de diversos canais que buscam oferecer conveniência e praticidade.

Distribuição de planos por linha de negócio e regiãoGRI FS6
Linha de negócio 2014 2015 2016 2017
PGBL 679 mil planos 683 mil planos 662 mil planos 644 mil planos
VGBL 1,3 milhão de planos 1,4 milhão de planos 1,6 milhão de planos 1,6 milhão de planos
Planos tradicionais 155 mil planos 149 mil planos 142 mil planos 135,8 mil planos

Divisão de cada modalidade do portfólio por região (%)GRI FS6

Clique sobre as regiões do Brasil para informações completas


Ao adquirir um plano Brasilprev, o participante recebe proposta com informações a respeito do produto, como carência inicial para resgates (de acordo com as regras da Superintendência de Seguros Privados – Susep –, esta varia de 60 dias a 24 meses) e portabilidades. Após 30 dias, é enviado o certificado do plano. Para acompanhar a evolução do produto contratado, o cliente conta com canais digitais – sites e aplicativos da Brasilprev e do Banco do Brasil e terminais de autoatendimento –, além de ter disponível a Central de Atendimento Brasilprev e as agências do Banco do Brasil.GRI 417-1

Serviços

A Brasilprev coloca à disposição dos clientes diferentes canais de relacionamento, como o Portal Brasilprev, a Central de Relacionamento, os terminais de autoatendimento e o aplicativo mobile do Banco do Brasil. A ideia é aperfeiçoar continuamente a experiência desse público com a companhia de acordo com a Régua de Relacionamento, que prevê um conjunto de estratégias e ações para construir relações mais próximas do cliente ao longo de seu ciclo previdenciário na Brasilprev.

Em 2017, a companhia se dedicou a inovar no ambiente digital, lançando novidades que continuarão a evoluir em 2018. Trata-se de um simulador disponível para clientes, um APP Brasilprev e a SIL – consultora digital (saiba mais em Clientes).

Preocupada em ampliar a consciência das pessoas em relação à importância da educação financeira e da formação de cultura previdenciária, a Brasilprev coloca também à disposição, nos seus canais, informações claras e objetivas sobre esses temas (saiba mais em Formação de Cultura Previdenciária).

Diferenciais Competitivos

Marca: a reputação e a solidez das duas instituições acionistas (que somam mais de 300 anos de experiência), aliadas a uma trajetória marcada por conquistas, pioneirismo e gestão consistente, são a base da forte marca da companhia.

Especialização: o fato de dedicar-se exclusivamente à previdência destaca a Brasilprev entre os concorrentes e confere maior competitividade nos lançamentos e foco na gestão de investimentos de longo prazo.

Perfil inovador: na Brasilprev, a inovação é propulsora de ações para melhorar a experiência do cliente e obter maior eficiência operacional. Além de fazer parte da identidade corporativa da companhia, é um dos direcionadores do Mapa Estratégico.

Acessibilidade e capilaridade: por meio das agências e de outros canais do Banco do Brasil, a empresa está presente em 99,8% dos municípios brasileiros, o que lhe permite oferecer soluções financeiras acessíveis a diferentes públicos. Outra forma de contemplar a acessibilidade se dá no âmbito dos serviços digitais, um dos pilares que sustentam a inovação na companhia.GRI FS13

Conhecimento dos clientes: a empresa mantém um banco de dados atualizado com informações cadastrais e transacionais dos clientes, que serve como fonte de conhecimento para traçar perfis detalhados de cada segmento. Assim, é possível atendê-los de forma mais precisa e desenvolver produtos e serviços alinhados às suas necessidades.

Consultoria e profissionais especializados: venda consultiva é realizada por profissionais treinados para orientar e informar sobre o plano mais adequado ao perfil e às expectativas dos clientes. Uma das ações de desenvolvimento em 2017 foi a formação da segunda equipe de profissionais com o Certified Financial Planner (CFP), uma das principais certificações internacionais do mercado financeiro. A empresa conta ainda com 133 consultores especializados que detêm Certificação Profissional da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) (CPA-10 e CPA-20).GRI Antigo FS15

Certificações: a conquista e a manutenção de reconhecidas certificações internacionais atestam a excelência das práticas de gestão da Brasilprev. São exemplos a ISO 9001:2015 e a ISO 10002, da Ouvidoria, e a ISO 9001:2015, da área Financeira e Central de Relacionamento com Cliente – que conta também com o Selo do Código de Ética do Programa Brasileiro de Alta Regulamentação (Probare) e o Selo de Maturidade de Gestão.

Gestão legal e regulatória: a Brasilprev assume seu protagonismo no mercado de previdência privada brasileiro atuando internamente com a criação de mecanismos e processos para antecipar-se e cumprir as normas do setor; e externamente, agindo de forma estruturada com os órgãos reguladores e as instituições do mercado para aprimoramento contínuo da indústria de previdência privada.